O mundo fora da aldeia



Fora das aldeias temos uma convivência onde compartilhamos de novas experiências. Conquistamos espaços, valores e principalmente amizades que nos ajudarão na nossa trajetória.

Conseguimos um novo conhecimento que podemos compartilhar com nosso povo. Muitos índios Potiguara por exemplo, estudam fora do nosso Estado, como é o caso de cinco parentes nossos que estão estudando na UnB em Brasília.

Vemos também prefeitos e vereadores indígenas sendo eleitos em todo país e no nosso povo não é diferente. Um caso que podemos nos orgulhar é de o povo Potiguara se destacar na política partidária tendo elegido o primeiro prefeito índio do país nos anos 60.

Penso que os parentes nossos que não moram na aldeia e estão distantes da nossa cultura não precisam abandoná-la, mas sim espalha-la por onde passaram e passarão colaborando para o crescimento do conhecimento das pessoas sobre  nossa cultura, crenças e tradições fazendo com que conheçam um pouco da nossa realidade.

Nathália Galdino, 10 anos

1 comentário

Arquivado em Potiguara

Uma resposta para “O mundo fora da aldeia

  1. Poran Potiguara

    É importante para nós estudantes Potiguara, saber que o povo espera que seja dado o retorno de tudo o que aprendemos na cademia…O mais legal ainda é saber que somos lembrados dentro do proprio povo como algo que venha melhorar o futuro do nosso povo, penso…enfim, que o futuro depende da aprendizagem que estamos vivenciando hj….se depender de mim…o meu povo terá a melhor vida do mundo…

Deixe um comentário